Alunos são capacitados com noções básicas de trânsito

Projeto faz parte de ação organizada pela Escola de Trânsito do Ittran

A turminha do 4ª ano do Caic Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira ouvia atentamente um professor diferente na manhã de terça-feira (01/07), em Joinville. Era o agente de trânsito Reginaldo Lima de Macedo. Enquanto mostrava um semáforo com botoeira, ele pediu a ajuda de Jeniffer Fidêncio dos Santos.

A menina tem 10 anos e conta que é a primeira vez que tem contato com noções de trânsito. “Meu pai e meu irmão dirigem. Às vezes, meu irmão liga o som alto do carro e isso é errado, pois não dá para escutar os outros buzinarem. Eu falo para ele não fazer isso. E também tenho uma prima pequena que anda na garupa da moto do pai e devia segurar a cintura dele. Vou passar isso para eles”, diz.

Essa ação educativa faz parte do projeto Transitando, desenvolvido pela Escola de Trânsito do Ittran e a Secretaria de Educação, juntamente com a empresa de transporte coletivo Gidion.

O Transitando é voltado para alunos do 4ª ano do Ensino Fundamental, tanto das redes públicas, quanto das redes privadas. O objetivo é ensinar às crianças que o trânsito pode ser mais humano, seguro e sustentável, assim como expor a vantagem do uso do transporte público.

Um motorista leva e traz as crianças até a sede da Gidion, no bairro Floresta, com o ônibus adaptado do projeto. A sala comporta até 40 crianças. São atendidas duas turmas: uma no período da manhã e outra, à tarde. Ao todo, a aula dura quatro horas. A meta do Projeto Transitando para 2014 é atingir 6,5 mil estudantes das escolas joinvilenses.

O agente Reginaldo Lima trabalha há dois anos e meio com educação para o trânsito. “É gratificante poder ajudar as crianças nesta idade. Elas já andam sozinhas e enfrentam o dia a dia do trânsito no município. Eles já estão cientes do perigo dos acidentes”, observa. A avaliação dessa ação têm sido positiva, pois as crianças crescem mais cidadãs.

“Conversando com os professores, fico sabendo que os alunos que estiveram no projeto começaram a trazer mais questionamentos para a sala de aula, diferente daquelas que não participaram. As crianças cobram mais segurança dos pais, como o uso de capacetes ou cintos de segurança”, enfatiza.

Após a parte teórica, os estudantes vão para o pátio e participam do Circuito Prático de Trânsito. O local é projetado para representar ruas, calçadas, sinalização e equipamentos do trânsito para que as crianças possam mostrar o que aprenderam. Elas também recebem uma cartilha interativa, com atividades e um jogo, para intensificar o aprendizado.

Escola Pública de Trânsito conscientiza sobre segurança

Com o objetivo de trabalhar a educação no trânsito, a Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), criada pelo decreto nº 18.525, foi instituída no início de 2012, e desde então trabalha para promover a cidadania no trânsito para todas as faixas etárias.

O Trânsito não é Palhaçada, Transitando e Amigo da Empresa são alguns dos programas que integram a escola, juntamente com palestras sobre conscientização e eventos, como a semana da bicicleta.

Para as crianças, os projetos são muito importantes, desenvolvendo o convívio social no espaço público e visando a melhor compreensão do sistema de trânsito com ênfase na segurança e no meio ambiente. “O objetivo é ensinar crianças não só sobre as regras, mas também como ser bons passageiros, ciclistas. E no futuro, serão bons motoristas”, explica o agente de trânsito Silas Luis Nunes.

Para Ana Maria Dias da Costa, a coordenadora da Escola de Trânsito, a fiscalização, a educação e a punição andam juntas. “No caso das crianças, nós ensinamos hoje para colher amanhã. E a educação é um processo longo”, analisa.

A Eptran possui um projeto de ampliação para a Expoville. “Estamos esperando alguns trâmites para ampliar a escola. Com essa mudança, pretendemos intensificar a educação no trânsito em Joinville. Uma das expectativas é atingir a média de 15 mil crianças por ano, com os programas”, explica Ana Maria Dias.

Os programas devem ser agendados com antecedência no Instituto de Trânsito de Joinville (Ittran). O Trânsito não é Palhaçada pode ser agendado pelo e-mail amigodotransito@gmail.com e o Amigo da Empresa, pelo silas@ittran.sc.gov.br. Para o Transitando, a consulta com as escolas e o agendamento das visitas é inteiramente realizado pela Gidion.

- See more at: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/7699-Alunos+s%C3%A3o+capacitados+com+no%C3%A7%C3%B5es+b%C3%A1sicas+de+tr%C3%A2nsito.html#sthash.0M2tQDTa.dpuf

 

Melhor visualizado em Firefox e Chrome - 1024 x 768   Atualize seu navegador    Relate um bug ou uma ideia.